terça-feira, 18 de maio de 2010

*SEDUCTION...

(por Ralph Kohler)

Não se tem um quadro claro e definitivo ou de estabelecida duração, cujas regras se fazem declarar, embora ela possa estar em toda e em nenhuma parte concomitantemente.

É um jogo baseado em regras que estão para além das ilações claras e cartesianamente distintas dos amantes da objetividade. Longe disto, ela figura-se fortemente embasada pela ambigüidade e contraditoriedade impulsiva de seus móbiles, próprios do comportamento humano.

Não sendo um jogo de cartas marcadas, por mais que se adiante seus propósitos e objetivos, evidenciando seu ultimar, a sedução jamais deixará de pertencer ao cânone do imponderável. Em seu escopo é mais importante o impacto do verossímil do que a insipidez do verdadeiro. Ela não se dá exatamente no campo do sincero, mas no persuasivo, capaz de provocar pela crença, um despertar no outro o sentimento autêntico que ele próprio não possui.

Seu poder não se restringe a uma arena específica, assim como não se limita a uma faixa etária ou a um biotipo preciso. E não está em maior grau, presente mais em um sexo do que em outro. Resulta em prazer ao sedutor, não o acúmulo que visa um harém de seduzidas e seduzidos, mas sim, a aprazível sensação da conquista e do caminho percorrido para tal empresa.

Um bom sedutor não se torna solitário, mas um perfeito egoísta ao empenhar-se no jogo, sem prender-se a ponto de perder as rédeas sucumbindo à esfera passional, embora não raras vezes isto acabe por ocorrer.

Não é necessário que o objeto a ser seduzido goste, nem mesmo o sedutor, seja qual intensidade for, mas sim que ele pareça gostar, e de tal modo, que aquele venha a gostar dele.



“(...) é que eu gosto tanto dela, que é capaz dela gostar de mim (...)”

Vinícius de Moraes.



Embora possamos supor que tal amor seja um autêntico e nobre sentimento, isto não seria razão suficiente e nem necessária para que a amada venha amá-lo, mas sim que ele saiba jogar de modo a seduzi-la fazendo-a amá-lo. Podemos seduzir amando, ou apenas fingindo amar, seduzir...




*** ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário